Humidades por infiltração

As humidades por infiltração som aquelas causadas pela penetração directa da água em interiores dos prédios a través dos muros. Os porões, recintos localizados no subsolo, possuem umas características especiais e bem apreciadas como temperatura estável, humidade e pouca ou nenhuma luz solar.

A humidade por infiltração cria um ambiente insalubre nas que se desenvolvem com maior facilidade os fungos e os ácaros, som altamente prejudiciais para pessoas com problemas respiratórios.

As “goteiras” pela destruição ou inexistência da impermeabilização dos telhados. As goteiras produzem vias de água do tecto que destroem o material aplicado no interior da casa e que por sua vez, geram um excesso de humidade ambiental.

As entradas de água a través dos muros e articulações, maioritariamente nos pisos semienterrados.

A humidade pela infiltração pode se produzir vias de água capazes de inundar o porão, estragando os materiais aplicados no interior do porão como os revestimentos dos muros e calçadas.

As vias de água nos pisos semienterrados causam danos no interior dos muros, podem causar inundações na superfície do porão, cave ou garagem e afectam a segurança estrutural da casa. A humidade pela infiltração também pode se produzir anti estéticas manchas de humidades e de sais pelas paredes do porão.

Quando os muros enterrados dos habitáculos que não são estanques e a água do exterior consegue penetrar através dos mesmos aparecem humidades nas paredes.

A água que se infiltra nos materiais pode provocar fissuras ou rachaduras, que aceleram os problemas de degradação dos muros e afetam a segurança estrutural do edifício.

A água que se infiltra no interior produz descascamentos nas paredes, manchas de sais e bolor. Essa água que se filtra a través dos muros e que aparece primeiro com forma de pequenas gotas que depois se convertem em pequenos fluxos que correm pelas paredes.
A humidade, a qual origina o bolor, forma-se pela proliferação de colônias de fungos e se manifestam com manchas que podem ser de varias cores (preto, verde, brancas, alaranjadas,…)
A humidade facilita que o bolor pode-se reproduzir e, por conseguinte, perpetuar o ambiente.

As humidades nas paredes pode causar sintomas similares as reações alérgicas, como febre, espirros, corrimento nasal, olhos vermelhos e erupção cutânea. Também pode causar irritações na pele, garganta, nariz, olhos e pulmões das pessoas alérgicas e não alérgicas ao bolor.