- Microorganismos do ar
- Alergia infantil e asma
- Qualidade do ar e saúde da familia
Nós somos a causa da presença de partículas de ar contaminantes em nossas casas. Lavamos, cozinhamos, passamos o ferro, usamos spray, alguns fumam,… Todas essas actividades que fazemos dia a dia ajudam na poluição da nossa casa.
Se o ar das nossas casas está poluído estamos expostos a sofrer doenças como as alergias, problemas respiratórios, problemas cutâneos, problemas de audição e conjuntivite. Um dos fatos que determina a qualidade do ar é o nível de humidade do ambiente. Um nível de humidade no ambiente inadequado pode implicar que o ar esteja impregnado de partículas nocivas, fungos, esporos de bolor, ácaros e outros microorganismos nocivos para a saúde.
Uma má qualidade de ar pode ocasionar :
- Problemas pulmonares
- Opressão torácica
- Dor de cabeça
- Sonolência
- Ansiedade
- Irritação
- Enjoo
- e outras doenças
Os ácaros reproduzem melhor em ambientes húmidos, exactamente o tipo de ambiente que existe numa casa com humidade pela condensação. O bolor também pode crescer no interior das nossas casas quando os esporos invisíveis a través das que se reproduzem caem sobre as superfícies molhadas. O bolor produz agentes alérgenos, agentes irritantes e em alguns casos, substâncias tóxicas. O bolor pode causar sintomas iguais a uma reacção alérgica, que podem incluir febre, espirros, escorrimento de nariz, olhos vermelhos e erupção cutânea. Também podem causar ataques de asma, ademais de irritações na pele, garganta, nariz e olhos.