Humidades por capilaridade

A capilaridade é um processo natural que indica que a água e os sais minerais do subsolo sobem pelos tubos que existem nos muros das nossas casas.

A humidade por capilaridade é comum em paredes dos porões e baixos, pois são causadas pela água que vêm do subsolo.

Os efeitos das humidades por capilaridade som:

  • Descascamento das paredes
  • Cheiro de humidades
  • Problemas respiratórios
  • Sais corrosivos em paredes.
  • Deterioração dos móveis e imóveis.
  • Casas pouco acolhedoras.

Quando a água e os sais minerais do subsolo molham uma parede, como se fosse de uma esponja seca, essa parede chega ao limite de saturação. A parede já não pode absorver mais água nem sais, de modo que aparecem na superfície interior da parede. Este é o fenómeno chamado capilaridade.


Explicação técnica das humidades pela capilaridade:

A capilaridade é um fenómeno dos líquidos que sobem e descem por um tubo capilar, (superfícies porosas, pedras, etc…) Quando o liquido sobe pelo tubo capilar é quando a força de coesão intermolecular é menor que a adesão do liquido com o material do tubo (quer dizer, é um material que molha) o liquido ascende até que a tensão superficial seja equilibrada pelo peso do liquido que enche o tubo. Este é o caso da água, e este fenómeno é o que regula a ascensão dentro das plantas, sem gastar energia contra a força da gravidade. Contudo, quando a coesão entre as moléculas do líquido é mais potente que a adesão ao capilar, como no caso do mercúrio, a tensão superficial faz que o líquido descenda a um nível inferior.